Tienes que activar la opción de las migas de pan en SEO Yoast ^^
A disfagia é um sintoma comum associado a diversas doenças e significa que há uma dificuldade na deglutição e em transferir de forma segura o bolo alimentar da boca para o estômago.
A pneumonia de aspiração significa que o alimento/bebida passa para o trato respiratório em vez do digestivo, podendo provocar infeções respiratórias.
A maioria das pessoas com disfagia têm a sensação que o alimento ou bebida “se desloca para a via errada”. Nem sempre a aspiração dos alimentos para as vias respiratórias, como consequência da disfagia, é acompanhada de sintomas e sinais. Nestes casos, denomina-se de aspiração silenciosa. Por este motivo, é muito importante que cumpra sempre as recomendações do seu profissional de saúde.
A disfagia pode manifestar-se como disfagia de líquidos e disfagia de sólidos. A gestão nutricional da disfagia de líquidos exige a alteração da consistência de todos os líquidos incluindo a água, e de todos os alimentos que se degradam na boca.
A disfagia pode pôr em risco o doente pois podem ocorrer consequências graves para a saúde se não forem aplicadas medidas para uma deglutição segura.
Rommel N, et al. Oropharyngeal dysphagia: manifestations and diagnosis. Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology. 2016;13:49-59; Ortega O, et al. Diagnosis and Management of Oropharyngeal Dysphagia Among Older Persons, State of the Art. JAMDA. 2017;18: 576e582.
Aproximadamente 50% dos doentes pós-AVC sofrem de disfagia1. No entanto, esta não é a única causa que origina este sintoma: demências, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e cirurgias a cancro na cabeça e/ou pescoço são exemplos de outras doenças/condições associadas à disfagia.
Outra importante causa da disfagia é o envelhecimento. Entre 40 a 50 % dos idosos virão a padecer de disfagia2 por diferentes motivos, como:
1. Bray BD, Smith, Cloud G, Enderby P, James M, Paleyet L et al. The association between delays in screening for and assessing dysphagia after acute stroke, and the risk of stroke associated pneumonia. J Neurol Neurosug Psychiatry 2016;0:1-6
2. D. Gómez-Nussbaumer, E. Polanía Protocolo diagnóstico de la disfagia en el anciano. Medicine 2016;12:46-48
Qualquer uma das referidas doenças ou condições do doente provocam a deterioração ou descoordenação dos músculos da boca e/ou língua, o que aumenta o risco da comida ou bebida ir para os pulmões, causando infeções.
O medo que os doentes têm de se engasgar pode causar recusa aos alimentos e bebidas, conduzindo-os a um estado de malnutrição e/ou desidratação que não favorecerá a sua recuperação.
Comportamentos e reações que podem alertar para a existência de um caso de disfagia
Qual a forma mais adequada para gerir a disfagia
Alguns truques, conselhos e recomendações úteis para pessoas com disfagia